colisão de colibris – poesias inacabadas

O produtor e realizador de projetos audiovisuais Marcelo Braga Freitas define “Colisão de Colibris”, livro que lança na manhã deste sábado, na Casa da Floresta, como “uma reunião de poesias curtas e inacabadas, escritas desde o final dos anos 1970″. Algumas delas, prossegue, “sobreviveram” por tanto tempo por terem participado de um concurso na cidade de Belo Horizonte, em 1981. A este grupo, somaram-se outras, totalizando 65 “ideias de poesias conjugadas que, por algum motivo, recentemente  voltaram a fazer sentido para mim”. “Mesmo que inacabadas ou em ruínas, decidi publicá-las e assim nos livrar, as poesias e eu”, explana, poeticamente.


Chancelado pela editora Gaia Cultural – cultura e meio ambiente, o livro é composto por três momentos: “Cadverde” (o caderno verde no qual o autor anotava seus versos), “81/81” (seleção de poemas enviados a um concurso de poesia naquela época) e “De lugares híbridos. “Na formatação do livro, apesar dos três momentos, somados à introdução, que formam a sua estrutura, quis proporcionar ao leitor uma experiência poética, pelo percurso do livro, como um todo indivisível”, explica Marcelo.  ”Editei os poemas procurando relações existentes entre eles, mesmo que tenham sido construídos e construídas na interseção entre tempos diferentes. Sim, as poesias têm o seu sentido independente, mas formam também um corpo, como representação desse todo indivisível, ora harmônico ora em rota de colisão com o tempo presente”, prossegue ele.

O formato que o livro acaba assumindo nesse processo, emenda Marcelo, resulta na construção poética mais recente que produziu, na qual a participação do design gráfico, desenvolvido por Alessandra Soares e o Cláudio Santos, ambos da Voltz, torne-se, como ele salienta, fundamental para o resultado do trabalho. “Esta é a essência do livro, onde a sensação de ‘poesias inacabadas’, proposta no título, é revelada durante o processo de leitura. O que, para mim, aproxima a experiência do fazer poesia com a de ler poesia”. Texto da matéria do Jornal o tempo

Esse vídeo foi exibido durante o lançamento do livro.
Edição: Cláudio Santos Rodrigues
Imagens: Marcelo Braga
Trilha Sonora: OsciLLoid


Categoria: Audiovisual, Editorial, Experimental, Video em 14/07/2022    


 

Deixe seu comentário