Café Sarikab – Povo Paiter Suruí – Rondônia

CAFÉ ESPECIAL DO POVO PAITER SURUÍ  |100% ROBUSTA AMAZÔNICO

Fomos convidados pelo pessoal da SOULUP Consultoria, de Uberlândia – MG,  para colaborar na construção de uma Identidade Visual para um café produzido por uma família da etnia Paiter Suruí. Os Paiter Suruí residem na Terra Indígena Sete de Setembro, um território de 248.146ha, localizado em áreas dos Estados de Rondônia e Mato Grosso, na Amazônia Legal brasileira. O contato deste povo com os brancos ocorreu a partir dos anos 1960, no contexto da expansão da fronteira agrícola do país e da nova geopolítica para a Amazônia, estabelecida pelos governos militares que tomaram o poder em 1964. Desterritorializados, o povo recuou cada vez mais na floresta e só foram contactados pela FUNAI no dia 7 de setembro de 1969, sob comando do sertanista Francisco Meireles.

O processo de trabalho partiu de visitas presenciais da equipe da SOUL UP. Na sequência realizamos encontros virtuais com os irmãos Celesty Suruí, Roni Suruí e Ubiritan Suruí. Natural da aldeia Lapetanha, próxima ao município de Cacoal (RO), viram sua comunidade crescer em torno da plantação do café. Nos seus 22 anos Celesty recebeu o convite para fazer um curso de barista, o que a fez ser considerada a primeira mulher barista indígena do Brasil.

A partir das conversas definimos juntos que eles produziriam a tinta de jenipapo e fariam suas pinturas corporais para que pudéssemos ter elementos gráficos que fizessem parte da ancestralidade deles. Eles registraram o processo e nos enviaram fotos e vídeos, o que permitiu conhecer mais a cultura gráfica deste povo.

A partir de outro encontro presencial em Rondônia, a equipe da Soul UP aplicou suas metodologias e estratégias para desenvolvimento de Pessoas, Produtos e Negócios. Chegaram num repertório de conceitos e de imagens fundamentais para darmos prosseguimento no desenvolvimento da Identidade Visual e Embalagem. Eles já possuem uma marca Paiter Suruí bem posicionada e já reconhecida mundialmente. Desenhamos e vetorizamos os elementos gráficos sugeridos e criamos partindo de 3 princípios fundamentais para eles: O território, a ancestralidade e a experiência no manejo do café.

Tomamos partido desse universo visual e conceitual apresentado e tivemos a surpresa de apresentarem uma ilustração de mais um membro familia, o primo Matã Gameb Suruí. A beleza, a força e os detalhes do desenho nos apontaram que este elemento visual seria o ponto de atenção para que a embalagem se destacasse em função de sua originalidade e diferencial. Incorporamos também os grafismos e toda simbologia apresentados e para cada tipo de café definimos uma cor.

ANCESTRALIDADE: Antes do contato com os brancos eram em torno de 5 mil indígenas. Alguns anos após, o povo Suruí ficou restrito a 300 pessoas. Hoje são cerca de 1700 sobreviventes das pandemias trazidas pelo contato com a sociedade brasileira. Desde a criação do universo, Palob, o pai deles, os fez filhos da floresta. A espiritualidade deles está ligada à natureza mantendo o respeito a toda biodiversidade. Isso é o que os torna Paiter “Gente de verdade, nós mesmos”.

O café está presente entre os Suruí desde 1969, oriundo de um processo colonizador mais recente que provocou a derrubada da floresta e feitura de grandes roçados para seu plantio. Onde hoje é a comunidade deles, antes era uma vila de seringueiros. Eles estavam dentro do território Suruí e por isso foram expulsos, deixando para trás suas casas e seus cafezais. O pai deles, Agamenon Gamasakaka Suruí, foi um dos primeiros indígenas a trabalhar no cafezal no final da década de 80. Hoje seguem o exemplo de produzir no próprio território, visando primeiro a conservação da floresta e com isso, o comércio justo e sustentável.


Categoria: Gastronomia, Identidade Visual, Povos Originários, Voltz em 21/05/2024    


 

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