Um Defeito de Cor – Exposição SESC Pinheiros

Depois de passar pelo Rio de Janeiro (MAR) e Salvador (MUNCAB), a exposição “Um Defeito de Cor” foi montada em São Paulo (SESC Pinheiros). Inspirada no livro homônimo da autora mineira Ana Maria Gonçalves lançado em 2006, a curadoria é da escritora ao lado de Marcelo Campos e Amanda Bonan, do Museu de Arte do Rio – MAR, responsável pela concepção original da exposição.

A mostra é resultado da parceria entre o Sesc São Paulo e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e traz 372 peças. Um recorte da produção moderna e contemporânea que tem em seu cerne a cosmogonia africana a partir de de 131 artistas, potencializando a arte feita por uma maioria de artistas negros e negras, além de 17 convidados a]para produzir novas obras para a exposição.

A exposição pretende promover um profundo mergulho pelas quase mil páginas do texto de “Um Defeito de Cor” e toma seus dez capítulos como metodologia de divisão de núcleos temáticos em uma estrutura circular de fruição que transborda as questões da ancestralidade nas visualidades da mostra e proposta expográfica. Além dos curadores, fazem parte do processo de criação os artistas Ayrson Heráclito, consultor que assina a expografia ao lado de Aline Arroyo, e Tiganá Santana, curador da paisagem sonora que envolve o ambiente.

Nos meses em que esteve em cartaz no Rio de Janeiro, a mostra foi bem recebida pelo público, com visitação expressiva, deixando clara sua potência. É importante destacar que, antes da vinda para o Sesc Pinheiros, esta itinerância passou pelo Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), fazendo uma importante triangulação entre instituições e abrangência de públicos do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

EXPOSIÇÃO

CURADORIA: Amanda Bonan, Ana Maria Gonçalves e Marcelo Campos
@marcelocampos7825 @amandabonan @_anamariagoncalves
EXPOGRAFIA: Aline Arroyo Ayrson Heráclito @ayrsonheraclito
com colaboração de @priscila_mfs
IDENTIDADE VISUAL: @voltzdesign
DESIGN E SINALIZAÇÃO: Alessandra Soares, Cláudio Santos e Estevam Gomes
@alessandra_m_soares@claudiovoltz@estevamgomes
ILUMINAÇÃO: @andregboll
MONTAGEM FINA: @manuseio
SESC PINHEIROS: @tcabette @camilahion @pacolantuono
FOTOS: Paulo Pereira


Categoria: Editorial, Exposição, Identidade Visual, Museus em 02/09/2024    


 

Deixe seu comentário