repia
O REPIA – Residência de Pesquisa Interdiciplinar Avançada – tem como principais objetivos a pesquisa, a experimentação e a formação de jovens profissionais por meio de uma residência criativa interdisciplinar que busca soluções inovadoras.
Lançado em 2009, o projeto foi elaborado com base nas experiências de formação e residência da Fábrica do Futuro. O modelo de residência se baseia num percurso interdisciplinar de pesquisa e formação que contempla duas etapas:
A primeira é conceitual e compreende uma imersão criativa, tendo como base o processo colaborativo, tanto nos encontros presenciais quanto na apropriação do espaço de compartilhamento e de aprendizado em rede (e.AR).
A segunda etapa prevê o desenvolvimento, a realização e a difusão de alguns projetos, evoluindo na estruturação e utilização do e.AR e na abertura do processo através da interação com outros projetos, grupos e propostas.
O REPIA faz parte do Programa Vivo Lab, integrando a rede de projetos que compõem a Plataforma, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais e patrocínio da Vivo. Além disso, ao longo de suas edições 2009 e 2010, o projeto contou com os seguintes parceiros: Coletivo DuRolo, Fábrica do Futuro, LabMídia, M3 Produção Audiovisual, Ohm Cultura e Voltz Design.
Cláudio Santos da Voltz, participou como um dos idealizadores, como orientador e integrante do REPIA, e é também responsável pela identidade visual e o design de interface.