simbio
O projeto SIMBIO, idealizado por Jefferson Santos e produzido pela Mercado Moderno, tem como prerrogativa apresentar uma simbiose entre diferentes formas de manifestação artística. Em sua primeira edição, foram convidados quatro artistas: Cláudio Santos (design) Fred Paulino (grafitti), Grace Passô (teatro) e Roberto Bellini (vídeo). Cada um deles, por sua vez, deveria convidar outros colaboradores de áreas também distintas e criar uma obra inédita.
Um Almanaque de perdas, fracassos e transformações é a proposta de instalação de Cláudio Santos, que convidou o roteirista Guilherme Lessa e o programador Sérgio Mendes. A proposta é refletir sobre a sociedade da eficiência, na qual a valorização do sucesso pode ser uma prisão. Diariamente, descartamos nossos erros e anulamos nossas frustrações. O almanaque é uma homenagem interativa a tudo aquilo que, por algum motivo, ficou à margem do reconhecimento.
A mostra Simbio foi apresentada em formato de instalação em Belo Horizonte, na Casa do Baile e em Ipatinga, no Centro Cultural USIMINAS. Uma performance conjunta – Simbio Remix – aconteceu no Espaço CentoeQuatro, em BH, para a qual uma prensa tipográfica de 100 anos foi ligada ao computador por meio de um sensor. A cada impressão analógica realizada ao vivo, era ativado o player de uma sequências de vídeos, projetados no ambiente. Veja um registro da performance. Para saber mais sobre o Almanaque, visite o blog. Para mais informações sobre os outros trabalhos desenvolvidos no Simbio, visite o site da Mercado Moderno (seção projetos culturais/parcerias).